SOMOS SERES MULTITAREFA / MULTITASKING - APRENDIZADO DE VIAGEM
Atualizado: 14 de out. de 2022

O que você entende por multitarefa (multitasking em inglês)? Você é uma pessoa multitarefa? Sente-se orgulhoso ou oprimido?
Em minhas experiências de bicicleta, ser alguém multitarefa é necessário para a segurança e continuidade de uma expedição. Minha vivência pela Islândia é um bom exemplo. Lembro que em um único estágio entre os fiordes islandeses em Súðavíkurhreppur, deveria percorrer 89 km entre montanhas, com chuva, vento e muito frio. Eram 7 h quando me despertei e, a partir daquele momento, assumi inúmeras funções: cozinheiro, lixeiro, técnico de bicicleta, meteorologista, médico, técnico de segurança, entre outros.
Agora pensemos em gigantes: o que é a Tesla? É uma fabricante de carros elétricos ou ônibus espaciais? O que é a Virgin? Uma companhia aérea, um laboratório de pesquisas sobre câncer ou uma loja de discos? Se empresas desse porte se propõe à multitarefa, imaginem quem trabalha para elas ou mesmo consome seus produtos e serviços?
Perceba que em uma sociedade pós-moderna, a multitarefa põe em dúvida não só a identidade das pessoas, mas também das empresas. Há males? Segundo o Dr. René Morois, especialista em neurociência da Universidade de Vanderbilt, EUA: "nossos cérebros não lidam bem com a multitarefa e quando duas tarefas precisam de atenção, a produtividade cai".
Assim, ficamos frente a um impasse nessa situação: diante da necessidade e tendência das multitarefas, como inseri-las dentro do nosso dia a dia de forma que não fiquemos doentes, estressados ou nos tornemos mimados sociais?
Do meu aprendizado, apresento cinco dicas que utilizo em minhas expedições de bicicleta e que podem ser transportadas ao nosso cotidiano:
Tenha uma visão ampla do seu evento.
Entenda seus limites, use e abuse da sua intuição. Perceba que você é humano, não uma máquina em busca de resultado para os outros.
Use a tecnologia para te ajudar no planejamento dos eventos.
Priorize as tarefas desse evento entre urgentes e importantes. Tudo por partes e dentro do tempo necessário para realização de cada uma.
Aceite dicas de outras pessoas mais experientes que você e faça uma análise da sua proposta. Lembre-se que você não é o dono da verdade.