top of page

SOMOS SERES MULTITAREFA / MULTITASKING - APRENDIZADO DE VIAGEM

Atualizado: 14 de out. de 2022


O que você entende por multitarefa (multitasking em inglês)? Você é uma pessoa multitarefa? Sente-se orgulhoso ou oprimido?


Em minhas experiências de bicicleta, ser alguém multitarefa é necessário para a segurança e continuidade de uma expedição. Minha vivência pela Islândia é um bom exemplo. Lembro que em um único estágio entre os fiordes islandeses em Súðavíkurhreppur, deveria percorrer 89 km entre montanhas, com chuva, vento e muito frio. Eram 7 h quando me despertei e, a partir daquele momento, assumi inúmeras funções: cozinheiro, lixeiro, técnico de bicicleta, meteorologista, médico, técnico de segurança, entre outros.


Agora pensemos em gigantes: o que é a Tesla? É uma fabricante de carros elétricos ou ônibus espaciais? O que é a Virgin? Uma companhia aérea, um laboratório de pesquisas sobre câncer ou uma loja de discos? Se empresas desse porte se propõe à multitarefa, imaginem quem trabalha para elas ou mesmo consome seus produtos e serviços?


Perceba que em uma sociedade pós-moderna, a multitarefa põe em dúvida não só a identidade das pessoas, mas também das empresas. Há males? Segundo o Dr. René Morois, especialista em neurociência da Universidade de Vanderbilt, EUA: "nossos cérebros não lidam bem com a multitarefa e quando duas tarefas precisam de atenção, a produtividade cai".


Assim, ficamos frente a um impasse nessa situação: diante da necessidade e tendência das multitarefas, como inseri-las dentro do nosso dia a dia de forma que não fiquemos doentes, estressados ou nos tornemos mimados sociais?


Do meu aprendizado, apresento cinco dicas que utilizo em minhas expedições de bicicleta e que podem ser transportadas ao nosso cotidiano:


  1. Tenha uma visão ampla do seu evento.

  2. Entenda seus limites, use e abuse da sua intuição. Perceba que você é humano, não uma máquina em busca de resultado para os outros.

  3. Use a tecnologia para te ajudar no planejamento dos eventos.

  4. Priorize as tarefas desse evento entre urgentes e importantes. Tudo por partes e dentro do tempo necessário para realização de cada uma.

  5. Aceite dicas de outras pessoas mais experientes que você e faça uma análise da sua proposta. Lembre-se que você não é o dono da verdade.

50 visualizações3 comentários

Posts recentes

Ver tudo

3 commentaires


Portfolio management isn't as popular as some general-purpose subjects. Portfolio management, on the other hand, is quite different, as it explains how to make decisions about different financial decisions. Included in this decision are the financial investments, the distribution of the objects among various employees, etc. This topic also focuses on creating other topics. In case you do not have the time to create it on your own, you can turn to Portfolio Management Assignment Help experts.


J'aime

Parece que foi pra mim esse texto 😜 principalmente a dica 2 - usar a intuição envolve silenciar a mente, estar presente com a mente aterrada no corpo exatamente no agora, exercício cada vez mais difícil na agitação da cidade. Ser uma pessoa multitarefa, respeitando nossos limites, com certeza é um desafio e tanto. Adorei a reflexão. Bora vencer (com amor)!

J'aime
Nestor Freire
Nestor Freire
05 sept. 2022
En réponse à

Você, nós no presente! O que seria a vida sem desafios? Bora vencer com amor. Obrigado pelo comentário, amadaThais!

J'aime
bottom of page