top of page

TECNOLOGIA DA LÃ MERINO PARA PEDALAR




As ovelhas da raça Merino desenvolvidas na Espanha eram muito valorizadas por sua lã fina no final do século XVIII. Em 1797, os primeiros animais derivados dos famosos rebanhos reais de merino da Espanha, foram introduzidas na Austrália. Embora essas ovelhas já tivessem desenvolvido uma fibra fina, uma seleção adicional por criadores australianos produziu o autêntico merino australiano com sua lã ainda mais fina. Atualmente, a Austrália possui a indústria de lã merino mais avançada do mundo.


A tecnologia dessa lã é amplamente utilizada em países de frio extremo como Islândia, Finlândia e Noruega. E são nesses países frios que a comercialização do merino reina.


Respirabilidade e Aquecimento


Uma das principais características da lã merino é proporcionar ao mesmo tempo respirabilidade e aquecimento. Coloque no congelador uma roupa de merino molhada e outra de algodão. Horas depois, você vai notar que a roupa de algodão endureceu, mas a de lã merino não. Dessa maneira, a transpirabilidade e a micragem baixa permite que o nosso corpo permaneça aquecido e não ensope à medida que transpiramos ao pedalar.


Por ser uma país tropical, o Brasil não detém essa tecnologia de fibra, logo todos os produtos encontrados aqui são importados, mas fique atento: por aqui, há uma lã batizada de “amerinada”, que nada mais é do que uma mistura de fibras de lã (incluindo a da raça merino).


Abaixo, algumas empresas que recomendo para aquisição de malhas merino de alta tecnologia:


De merino Devold - Islândia - julho 2022

31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page