top of page

NASCIMENTO, MORTE E RESSURGIMENTO. POR QUE SOMOS RASOS NAS RELAÇÕES?

Atualizado: 22 de jul. de 2021


Ontem estive no meu treino diário de natação, quando ao me trocar no vestiário, o Sr. Agnaldo, uma das pessoas responsáveis pela manutenção do local veio a mim e perguntou: “Nestor, qual a diferença entre ética e moral?”. Imediatamente, eu lhe ofereci uma resposta bem simples: “Bahia (seu carinhoso apelido), a moral é o que você não faria de jeito nenhum, mesmo que não tivesse ninguém olhando. Já a ética é um conjunto de regras para facilitar a nossa convivência. Nesse instante, vi que ele ficou intrigado, mas me despedi e fui nadar.


Uma hora depois, de volta ao vestiário, estava ele ali com o celular em mãos. Mostrou-me o que estava escrevendo e me perguntou se estava gramaticalmente correto e emendou: “Qual a diferença entre princípios e valores?”. Também dei uma resposta simples e rápida a ele e lhe comentei que havia escrito um livro que contava uma jornada pedalando por 8 países que tratava de valores. Nesse momento seus olhos brilharam! Assim, saquei saquei um livro da minha mochila e o presenteei.


Saí de lá pensativo. Primeiro agradecido por ter tido várias oportunidades durante a minha vida que foram aproveitadas para chegar feliz onde estou hoje. Tive a nítida sensação que estava fazendo a diferença na vida daquele homem, para melhor. Confesso que isso é um sentimento único, visto que em contrapartida tive a honra de conhecer mais a fundo alguém que julgava ser superficial.


Saí pensativo e me perguntando por que tendemos a ser rasos nas relações. Entendo que esse superficialismo nos acomoda a ponto de lutarmos para mantermos algo de uma maneira aparentemente viva, mesmo sabendo que está morta e enterrada. Ainda assim fechamos os olhos e continuamos nossa jornada cruel, queremos sofrer sem saber! Então passamos a querer mais e mais conforto, trocando a ousadia e a coragem pela comodidade, pelo igual, pelo não desafiador. Dessa maneira, entregar-se ao novo pode parecer difícil, mas por que retardamos um processo que rege o princípio da vida? Se tudo tem começo meio e fim, não seria mais fácil aceitar isso? Queremos vida eterna enquanto tudo tem histórias finitas, nasce e morre, nós, as estrelas. Onde foi parar a nossa percepção de transitoriedade e de que nada é para sempre?


Pensar que se tudo possui seu ciclo de experiência, por que não renascer dessa então? Por que não aproveitar essa deixa da vida para sermos melhores? A vida é uma série de episódios! Acompanhemos a vida e nos façamos melhor a cada experiência vivida, que tal?


Atente que existem sabotadores, aqueles com frases de efeito e crentes que controlam tudo e perguntando aonde você quer ir com essa história. A resposta talvez seja simples: "não sei, só sei que viver, morrer e renascer é bom demais".

40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page