top of page

BIKEPACKING MATO GROSSO DO SUL, PANTANAL E CERRADO, A PARTIR DE 2 DE SETEMBRO

Atualizado: 16 de nov. de 2021


Na fase 2 do Projeto Giraventura damos atenção a aspectos naturais, científicos, de sustentabilidade e de respeito à natureza. Em 2021, voltamos à Estrada Real para ver pessoalmente a destruição e o impacto ambiental da tragédia do rompimento da barragem do Fundão em Mariana, MG. Em maio, o desafio da travessia da maior faixa de areia litorânea do mundo no Cassino, RS, realçando estações climáticas como ventos e marés . Em junho, um mini bikepacking pelas Serras Catarinense e Gaúcha mostrando como os extremos climáticos devido ao aquecimento global atingem também o Brasil.


Dando continuidade à série de experiências antes da volta internacional pela Islândia a partir de abril de 2022, convido a todos para um mini bikepacking pelo Mato Grosso do Sul, dessa vez com o apoio da Proparts, a partir do dia 2 de setembro.

O conceito da expedição: o Mato Grosso do Sul é um dos estados brasileiros que mais sofre com queimadas. A vegetação do Cerrado ocupa cerca de 61% do território desse estado. A vegetação é formada por árvores com troncos retorcidos de casca grossa, e arbustos baixos, bem típica de locais de clima tropical com duas estações: chuvosa e seca. Este bioma possui uma rica biodiversidade da fauna e flora. Das espécies vegetais mais comuns são: pequi, cajueiro-do-campo, ipê-amarelo, saveira, sucupira, mangabeira, canela-rosa, araticum, copaíba, araçá. As espécies animais são inúmeras, e entre muitas estão: tucano, araras, onça-pintada, anta, capivara, macaco-prego e muitos em extinção em razão das queimadas e do desmatamento.


Serão 345 km de pedal que você poderá acompanhar através das mídias sociais Giraventura.


Curta, comente e compartilhe pois você ajuda o Projeto Giraventura a crescer.


191 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page