Nestor_bike_1976.jpg

"

Nestor Freire, escritor e palestrante

Engenheiro mecânico de formação, escritor e palestrante, o paulistano Nestor Freire nasceu em janeiro de 1967. Desde a infância, a bicicleta sempre esteve presente na sua vida. Caçula de uma família de três irmãos, cresceu nas redondezas do bairro da Vila Madalena e frequentemente pedalava no município de Itapecerica da Serra onde surgiu o encantamento pela liberdade que a bicicleta proporcionava."

Já adulto, Nestor aliou sua paixão de pedalar a viagens de bicicleta pelo Brasil, experiências que lhe trouxeram foco, disciplina e autoconhecimento. Assim, no início de 2010, criou um blog para narrar essas experiências vividas em diferentes lugares e situações.

Foi quando em 2012 Nestor idealizou o Projeto Giraventura, uma jornada de expedições anuais de viagens de bicicleta, composta de quinze etapas em um período de 15 anos (de 2013 a 2027), que tinham como proposta uma reflexão filosófica sobre experiências vivenciadas durante os vários trajetos e percursos realizados pelo Brasil e pelo mundo. Os roteiros das expedições, inspirados na "Jornada do Herói", de Joseph Campbell, pretendiam promover uma reflexão sobre os desafios e possibilidades de uma vida plena, do ponto de vista de um ciclista de expedições.

Em 2017, o Projeto Giraventura transformou-se em empreendimento comercial e após trabalhar 25 anos como engenheiro e administrador de imóveis, partiu para um novo desafio – empreender utilizando as experiências vividas na linha do tempo do Projeto Giraventura. Assim, começou a narrar e escrever sobre suas vivências, promovendo palestras e rodas de debates em empresas e escolas. Com apresentações performáticas, começou a provocar o público à reflexão, abordando temas morais, éticos e criando analogias entre a vida cotidiana e os aprendizados de viagem.

Cicloativista e membro da Associação Ciclocidade, Nestor acredita na prática do uso da bicicleta como alternativa de transporte em grandes cidades e é voluntário da ONG Clube de Cicloturismo do Brasil. Nestor também realiza um trabalho social com a personagem de Dr. Girão, o palhaço ciclista.

Pai de dois filhos, reside em São Paulo, cidade que utiliza como base e ponto de partida para seus projetos pelo Brasil e pelo mundo.