"

Nestor Freire, engenheiro e cicloviajante

Engenheiro mecânico formado pela FAAP, ciclista e palestrante, o paulistano Nestor Freire nasce em janeiro de 1967. Desde a infância, a bicicleta sempre esteve presente em sua vida. Caçula de uma família de três irmãos, cresce nas redondezas do bairro da Vila Madalena e constantemente visita seu avô que à época residia em uma chácara no município de Itapecerica da Serra. Foi pelas estradas de terra dessa pequena cidade que pedala pela primeira vez."

Adulto, Nestor alia sua paixão por pedalar a viagens de bike pelo Brasil, experiências que lhe trazem foco, disciplina e autoconhecimento. Assim, no início de 2010, cria um blog para relatar suas experiências pelas estradas de terra que percorre.

Em 2012, Nestor idealiza o Projeto Giraventura, uma jornada de expedições anuais de viagens de bicicleta, composta de quinze etapas em um período de 15 anos (de 2013 a 2027), que tem como proposta uma reflexão filosófica sobre experiências vivenciadas durante os vários trajetos e percursos realizados. As expedições, inspiradas na "Jornada do Herói", de Joseph Campbell, pretendem promover uma reflexão sobre os desafios e possibilidades de uma vida plena, do ponto de vista de um ciclista.

Em 2017, após trabalhar 25 anos na área comercial, decide que é hora de transformar o Projeto Giraventura em um negócio. Abandona a carreira de engenheiro e empresário e parte para um novo desafio – empreender no cicloturismo, escrever sobre o que mais gosta de fazer, promover palestras e rodas de debates em empresas e escolas pelo Brasil. Com apresentações performáticas, inspira o público e aborda competências essenciais para o sucesso em qualquer atividade - resiliência, motivação, planejamento, estratégia e inteligência emocional, tendo sempre como foco qualidade de vida e sustentabilidade.

Cicloativista e membro da Associação Ciclocidade, Nestor acredita na prática do uso da bicicleta como alternativa de transporte em grandes cidades e é voluntário da ONG Clube de Cicloturismo, onde profere palestras das rotas que percorreu. Nestor também realiza um trabalho social com a personagem de Dr. Girão, o palhaço ciclista.

Pai de dois filhos, reside em São Paulo, cidade que utiliza como base e ponto de partida para seus projetos pelo Brasil e pelo mundo.

Nestor Freire, engenheiro e cicloviajante

Engenheiro mecânico formado pela FAAP, ciclista e palestrante, o paulistano Nestor Freire nasce em janeiro de 1967. Desde a infância, a bicicleta sempre esteve presente em sua vida. Continua...

® 2020 Giraventura Consultoria