
ANI, TURQUIA E A DEMOCRACIA BRASILEIRA
Cheguei a Ani apenas dois dias depois da contundente lição de democracia dada pelo povo brasileiro, que rejeitou uma tentativa de domínio fascista do Poder Executivo. Isso me fez refletir, e muito.

Caminhei entre as ruínas, parando para ler os painéis que contam a trajetória dessa antiga cidade, junto à fronteira com a Armênia. Enquanto pisava aquelas pedras, pensava na história de prosperidade, conquistas, disputas pelo poder e, sobretudo, resistência que elas testemunharam.
Muito resumidamente, Ani ganhou importância como centro do reino armênio e, em 1064, foi conquistada pelo sultão seljúcida Alp Arslan. Vieram outros governantes, conflitos e terremotos. Os séculos transformaram a cidade, que acabou abandonada. Em 2016, suas ruínas foram reconhecidas como Patrimônio Mundial pela UNESCO.
Mas uma coisa é ler essas datas nos livros, a outra é estar aqui e tentar imaginar a vida de quem passou por essas ruas. Os comerciantes que chegavam de longe, as orações que ecoavam nos templos, as famílias que fizeram dessa cidade seu lugar no mundo. Gente que amou, trabalhou, enfrentou dificuldades e lutou para sobreviver.
Fico pensando em como as fronteiras que hoje parecem definitivas já mudaram tantas vezes. Em como os sistemas de poder, mesmo quando se apresentam como eternos e prometem soluções grandiosas, acabam ruindo. A história é feita de crises, conquistas e derrotas, mas também de resistência, solidariedade e vida cotidiana.
Os impérios passaram. As bandeiras mudaram e as religiões deixaram suas marcas. Mas em meio a tudo isso, havia pessoas tentando encontrar abrigo, atravessar o inverno, alimentar suas famílias e construir algum sentido para a própria existência.
É fácil olhar para as ruínas e enxergar apenas a grandeza de quem governou. Mais difícil e talvez mais importante seja imaginar a vida de quem viveu à sombra desse poder. A história não pertence apenas aos reis, aos sultões e aos governantes, mas também às pessoas comuns, cujas experiências raramente aparecem nos monumentos.
E é justamente por isso que o que aconteceu no Brasil me toca tanto. Mais uma vez, foram pessoas comuns que mostraram que a democracia não pode ser tratada como um detalhe, muito menos como um obstáculo aos projetos de poder de quem deseja governar sem limites. A mobilização popular nos últimos 15 dias lembrou ao mundo que a história não é escrita apenas por quem ocupa o poder, mas também por quem se recusa a aceitar que seus direitos sejam retirados.
O autoritarismo raramente se apresenta como uma ameaça à liberdade. Muitas vezes, chega prometendo ordem, grandeza, segurança ou a recuperação de um passado idealizado. Aos poucos, transforma adversários em inimigos, questiona direitos e tenta convencer a sociedade de que a democracia pode ser sacrificada em nome de um suposto bem maior.
Mas democracia não se resume ao voto, embora ele seja fundamental. Exige liberdade para discordar, proteção às minorias, respeito às instituições, meio ambiente e limites ao poder. Exige, sobretudo, que a liberdade não seja privilégio de poucos e que a dignidade não dependa da posição social de cada um.
O que aconteceu no Brasil me faz lembrar que a democracia não é uma conquista definitiva. Precisa ser defendida, exercida e ampliada. Isso significa também enfrentar as desigualdades que condenam tantos brasileiros a lutar diariamente pelo direito básico de viver com dignidade.
Diante das ruínas de Ani, penso nas pessoas anônimas que viveram aqui, atravessaram invernos e crises e tentaram seguir em frente enquanto os poderosos disputavam territórios e escreviam seus nomes na história.
Os poderes passam. As fronteiras mudam. As estruturas que pareciam indestrutíveis desmoronam. Mas a luta por dignidade, liberdade e justiça continuou.
É por isso que tenho orgulho de ser brasileiro: porque a democracia não pertence a um governante. Pertence ao povo, que precisa ter o direito de escolher seus caminhos e a força de impedir que alguém se julgue dono do seu destino.
Ani encerra esta etapa da viagem, mas reforça uma convicção que me acompanha desde o início do Projeto Giraventura: por trás de cada território existe uma história humana que não cabe nos mapas. Não é sobre lugares. É sobre pessoas.
Bibliografia: todas as fontes históricas desse texto foram tiradas dos diversos países espalhafos por Ani Citadel.


Comentários