EP. #2 - Furlo / Fossombrone / Calcinelli / Cuccurano / Fano / Pesaro / Senigallia (por trem)

Atualizado: 13 de Mai de 2019


►Nada como um dia de sol para alegrar! Sim, a chuva passou e um lindo dia de sol nos recepcionou para uma jornada até Fano. E não só fomos contemplados pelo sol, mas também logo nos primeiros quilômetros por belíssimas paisagens dentre montanhas. A essa altura, a Via Flaminia cortava montanhas e margeava o Rio Candigliano, entrando em túneis escavados pelos antepassados até chegarmos à usina hidroelétrica de "Diga del Furlo".


►Não tenho nenhuma foto que represente a beleza desse lugar, então vou tentar em duas fotos abaixo:



►Continuamos cicloviagem até Fossombrone, nosso próximos destino e realmente hoje o dia estava agradável e a partir de um certo momento toso os casacos foram tirados pois o calor aumentou. Abaixo, passamos por uma estrada romana, abaixo, já perto de Fossombrone:


►Depois de muitas igrejas e vilinhas interessantes chegamos ao Mar Adriático na cidade de Fano. Como disse no EP.#29 da Via Francigena (post relacionado), como é bom encontrar o mar e agora, o Mar Adriático. Sim, estava definitivamente no lado leste da Itália.


Curiosidade - sobre o povo italiano: Já havia estado na Itália há pelo menos 20 anos, mas uma das coisas que mais me chamou a atenção dessa vez foi povo italiano, como são conversadores. Ninguém perde a prosa. Desde uma informação básica sobre uma igreja ou um ponto turístico, a conversa pode ser emendada e durar muito mais do que uma simples informação básica. O italiano é eloquente; é capaz de parar o que está fazendo por uma prosa. Eu admiro essas característica, sou fã de pessoas que se comunicam bem e da minha parte tento fazer o melhor neste blog.


►Uma pausa para almoço em frente à praia e pedalamos numa longa ciclovia margeando a linha do trem em direção a Pesaro, onde iríamos visitar o Museo Morbidelli, aberto exclusivamente pelo ilustríssimo Sr Giancarlo Morbidelli para a nossa chegada. Sim, estamos no maior museu particular de motocicletas do mundo e sendo recebidos ninguém menos do que um mestre na arte, uma espécie de "Enzo Ferrari" das motos. Sr Morbidelli nos leva primeiramente a seu escritório e nos explica detalhadamente como iniciou o processo de fabricação e coleção de motocicletas. Logo depois fomos ao seu museu propriamente, muitíssimo organizado, onde tivemos a oportunidade de conferir vários modelos de diferentes marcas por ordem cronológica de fabricação. Tudo datado com informações técnicas completas, um verdadeiro show de organização e dedicação.


►Após 1,5 h de visita, voltamos ao centro de Pesaro e pegamos um trem em direção a Senigallia, onde passaríamos a noite. Hoje, rodamos por volta de 50 km, terchos muito planos e vento a favor, tudo o que uma cicloviagem necessita para ser agradável.

#itália #viaflaminia #aventura #vídeo

11 visualizações

Nestor Freire, ciclista e empreendedor

Engenheiro mecânico formado pela FAAP, ciclista e palestrante, o paulistano Nestor Freire nasce em janeiro de 1967. Desde a infância, a bicicleta sempre esteve presente em sua vida. Continua...

® 2020 Giraventura Consultoria