Dia #10: Tiradentes

Atualizado: 13 de Mai de 2019



►Dessas terras extraíram-se centenas de quilos de ouro e nos anos iniciais de vida do arraial a primitiva capela foi substituída por um magnífico templo, a Matriz de Santo Antônio, patrimônio cuidadosamente conservado juntamente com o centro histórico.


►Uma das cidades mais importantes de Minas Gerais, Tiradentes foi fundada por volta de 1702, quando os paulistas descobriram ouro nas encostas da Serra de São José. Durante todo o século XVIII, a cidade que era chamada na época de Vila de São José viveu de exploração de ouro, sendo um dos mais importantes centros produtores de Minas Gerais. Mesmo após tanto tempo, a cidade ainda possui excelentes exemplares de arquitetura civil do século XVIII. A partir de 1889, a cidade passou a se chamar Tiradentes, em homenagem ao herói da Inconfidência Mineira, Joaquim José da Silva Xavier. Hoje, a maior fonte de renda da cidade é o turismo, tendo em vista que o conjunto arquitetônico colonial da cidade está muito bem preservado, quase inalterado.A cidade foi tombada como Patrimônio Histórico Nacional em 1938 pelo IPHAN.


►Muitas casarões preservados fazem parte da arquitetura da cidade.

#minasgerais #brasil #arquitetura

2 visualizações

Nestor Freire, ciclista e empreendedor

Engenheiro mecânico formado pela FAAP, ciclista e palestrante, o paulistano Nestor Freire nasce em janeiro de 1967. Desde a infância, a bicicleta sempre esteve presente em sua vida. Continua...

® 2020 Giraventura Consultoria