Dia #9: De Ouro Preto a Ouro Branco

Atualizado: 13 de Mai de 2019



►Centro histórico de Ouro Preto embaixo de um calor de 40 graus, chego em Ouro Preto bem cedinho depois de visitar a Mina da Passagem ainda em Mariana. O trajeto entre as duas cidades é curto, 13 km com aclive de 540 metros.


Igreja Nossa Senhora do Carmo, projetada em 1766, por Manuel Francisco Lisboa, pai do Aleijadinho, A Igreja de Nossa Senhora do Carmo possui uma implantação excepcional. Seu adro generoso envolve completamente o edifício e o conecta lateralmente à Praça Tiradentes. Na frente o adro se transforma em um mirante que permite ver toda a Paróquia de Santo Antônio do Pilar emoldurada pela Serra do Ouro Preto. Uma escadaria monumental conecta este local ao sistema viário da cidade. Apesar do traço original do pai, Aleijadinho interveio na obra é responsável por dois altares laterais e pela portada da fachada principal. O altar-mor e o douramento dos demais altares são de Manuel da Costa Ataíde. É única igreja mineira que possui azulejos potugueses na capela-mor.


Museu da Inconfidência é dedicado à preservação da memória da Inconfidência Mineira (1789), movimento pela Independência de Minas Gerais


►A Igreja Matriz de Santo Antonio em Ouro Branco. A cidade não tem tanto charme como a vizinha, mas também é muito simpática. Trajeto duríssimo entre as duas cidades. Rumo a Entre Rios de Minas.

#brasil #catedral #minasgerais

7 visualizações

Nestor Freire, engenheiro e cicloviajante

Engenheiro mecânico formado pela FAAP, ciclista e palestrante, o paulistano Nestor Freire nasce em janeiro de 1967. Desde a infância, a bicicleta sempre esteve presente em sua vida. Continua...

® 2020 Giraventura Consultoria