top of page

Rumo a São Lourenço



RELATO DO TRECHO: Cachoeira do Garcia – São Lourenço

Distância: 71 km

Elevação acumulada: 1.490 m

Saindo da Pousada do Casal Garcia você subirá por mais 3 km até o ponto mais alto da viagem. Aqui você estará a 1.850 m de altitude e poderá avistar boa parte do Parque Estadual. Embora o percurso seja de descenso, há ainda algumas subidas íngremes, principalmente uma que antecede a Casa Rosa. Na Casa Rosa é possível almoçar e tomar algo. O calçamento do descenso também é no estilo pé de moleque, então tome muito cuidado, pois também há pedras soltas. Verifique o freio da sua bike, pois aqui ele será muitíssimo exigido. A partir do final dessa primeira descida, há uma subida e uma bifurcação que ambos os lados levarão a Baependi. Há uma seta amarela indicando a direita que margeará o rio e lhe levará até o Espraiado do Gamarra. Há duas cachoeiras no caminho, a do Inferninho e do Caixão Branco, km 17 e km 25, respectivamente. No espraiado, há uma pequena praia e cachoeira. O acesso à área de areia da praia é feita a 500 metros à frente, pelo lado direito. Até Baependi a estrada é de terra batida e você passará por diversas fazendas. De Baependi a Caxambu você pegará um trecho da Estrada Real, relativamente fácil, assim como até São Lourenço que lhe recepcionará com a última subida do dia. Chegando a São Lourenço, vá conhecer a Igreja Matriz São Francisco de Assis, bela e imponente.No topo da montanha depois de sair da Cachoeira do Garcia, uma sensação de paz e proximidade de com Deus. Muito, mas muito grato por estar aqui e ver o Brasil lindo de outro ângulo. Na foto acima, o pico do Circuito.


►A descida rumo a Baependi com diversos tipos de terreno, mata fechada e o temido e cansativo calçamento pé de moleque um pouco mais adiante. Vale a pena a reflexão de Espinosa sobre Deus: "O que eu quero que faças é que saias pelo mundo e desfrutes de tua vida. Eu quero que gozes, cantes, te divirtas e desfrute de tudo o que Eu fiz para ti. Pára de ir a esses templos lúgrebes, obscuros e frios que tu mesmo construíste e acreditas ser a minha casa. Minha casa está nas montanhas, nos bosques nos rios, nos lagos, nas praias. Aí é onde Eu vivo e aí eu expresso meu amor por ti".


►Um pequeno desvio de caminho antes de chegar a São Lourenço. Soledade de Minas me recebe com uma locomotiva a vapor. Muito bacana.

40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page