Passa Quatro - Alagoa



RELATO DO TRECHO: Passa Quatro – Alagoa

Distância: 65km

Elevação acumulada: 2100 m

A saída do circuito se dá em frente à Pousada Pedra da Mina. A partir de lá já se pode observar as setas amarelas que lhe indicarão o trajeto até o fim. A partir do km 4, você já enfrentará uma subida para apenas aquecer suas pernas e seu espírito de aventura. No km12 você encontra a Cachoeira do Delfim (há uma placa indicando o local). Ótimo local para tomar um banho de rio. No km 15 você alcança o Bairro Jardim e há uma seta amarela a direita que lhe levará a Itamonte. Os próximos 9 km são fáceis de percorrer, porém bem empoeirados. Embora esteja numa estrada de terra batida, fique atento ao fluxo de veículos e de caminhões. Chegando a Itamonte, você percorrerá um trecho de asfalto até o km 31 onde há uma entrada para a Represa dos Braga e no km38 há um último mercado para abastecimento antes da temida subida da Serra. A partir do km 38 serão 21 km de subida em terreno de lajota de concreto sextavada. Você passará pelo meio Serra do Garrafão e no final haverá uma seta amarela à esquerda que lhe levará a Alagoa. A chegada à cidade de Alagoa é tranquila com algumas opções de hospedagem. Na foto acima, após uma noite deslumbrante de inverno com uma linda lua, aqui começa o difícil Caminho dos Anjos, teste físico e principalmente psicológico para quem se atrever.


►Estrada sem fim. Serra do Papagaio ao fundo me esperando. Força!


►Itanhandu, cidade já visitada por mim em 2014 na passagem pela Estrada Real. Aqui, a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição


►Bem vindo ao início do Parque. Após 20 km de subida em direção a Alagoa, aqui começa o Parque Estadual Serra do Papagaio.


►Marcelo e Tatá, dois ciclista mineiros nota 10 também fazendo o Caminho dos Anjos. Muita troca de experiência e um bom papo.

#brasil #minasgerais

Nestor Freire, engenheiro e cicloviajante

Engenheiro mecânico formado pela FAAP, ciclista e palestrante, o paulistano Nestor Freire nasce em janeiro de 1967. Desde a infância, a bicicleta sempre esteve presente em sua vida. Continua...

® 2020 Giraventura Consultoria