Dia #8: Ah, Mariana!

Atualizado: 13 de Mai de 2019



►Lado a lado estão as Igrejas de São Francisco de Assis (esquerda) e de Nossa Senhora do Carmo. A Igreja de São Francisco de Assis, é uma igreja construída em estilo rococó, que constitui uma etapa posterior, na evolução do barroco mineiro. Sua construção teve início em 1763, com projeto arquitetônico, risco da portada e elementos ornamentais como púlpitos, retábulo-mor, lavabo e teto da capela-mor da lavra de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, e pinturas de Manuel da Costa Ataíde. Já a Igreja Nossa Senhora do Carmo surgiu a partir de um pequeno templo erguido em 1759. Teve suas obras iniciadas em 1783, só concluídas no século seguinte. Na fachada o escudo possui três estrelas, representando os três grandes santos carmelitas: profeta Elias, a mística Teresa d'ávila e Simão Stock.


►As ruas de pedra de Mariana que levam à parte de cima da cidade.


►A Igreja de São Pedro dos Clérigos fica no alto de uma colina e se destaca por sua fachada, diferente das demais por possuir um plano em redondo, característica italiana. A igreja está inacabada e a sua construção foi iniciada em 1752.A decoração interior é bem simples e talvez o melhor de visitar esta igreja é a vista que se tem de lá para toda a cidade de Mariana. Para chegar até a Igreja de São Pedro dos Clérigos, continue subindo pelo centro histórico na rua da Praça Minas Gerais e chegará até o Largo de São Pedro.


►Casarões coloniais mostram a sua graça nessa cidade encantadora.

#minasgerais #brasil #catedral #arte

3 visualizações

Nestor Freire, engenheiro e cicloviajante

Engenheiro mecânico formado pela FAAP, ciclista e palestrante, o paulistano Nestor Freire nasce em janeiro de 1967. Desde a infância, a bicicleta sempre esteve presente em sua vida. Continua...

® 2020 Giraventura Consultoria