Santiago de Compostela - Arquitetura



Iglesia San Francisco de Assis por dentro


Iglesia San Francisco de Assis: O Convento de S. Francisco de Valdediós foi fundado por S. Francisco de Assis na sua visita a Santiago de Compostela em 1214, no lugar de Val de Dios. O terreno foi comprado aos monges de S. Martiño Pinario pela simbólica renda anual de uma cesta de trutas. A sua fundação, segundo as lendas, está descrita numa inscrição no muro do atual convento. Lá podemos ler que S. Francisco encomendou a sua construção a um carvoeiro chamado Cotolay, o qual encontrou milagrosamente um tesouro que lhe permitiu pagar esta obra. Do edifício original só se conservam cinco arcos góticos no claustro e o sepulcro de Cotolay. O atual templo barroco foi construído entre 1742 e 1749 e é de grande simplicidade e pureza formal. Posteriormente numa reforma neoclássica retocou-se a fachada, que conta com uma imagem de São Francisco realizada pelo escultor Ferreiro. No átrio destaca o Monumento a São Francisco, concebido como um gigantesco cruzeiro pelo escultor Francisco Asorey. O claustro do convento é de princípios do século XVII e atribuído a Xácome Fernández. O Museu de Terra Santa, vinculado a este convento, custodia objectos referentes aos Santos Lugares, assim como outros da tradição peregrina.


►Prefeitura de Santiago de Compostela.


Mosteiro de São Martinho Pinário: O mosteiro teve na sua origem um oratório dedicado a Santa Maria denominado da Corticela, que foi derrubado em finais do século IX, à exceção da capela, que atualmente faz parte da catedral de Santiago, quando o rei Afonso III, o Magno e o bispo Sisnando iniciaram as obras da nova catedral. O mosteiro foi construído em 899 e para ele foram transferidos os monges beneditinos do antigo oratório. Este primeiro mosteiro foi a seguir substituído por outro cenóbio cuja igreja foi consagrada em 1102 pelo bispo Gelmires.Ao longo da Idade Média o mosteiro cresceu de tal forma que nos finais do século XV se tornou o mais rico e poderoso da Galiza. Isto levou a que fosse reconstruído quase por completo a partir do século XVI. A partir de então passou a ter na sua dependência a maioria dos mosteiros masculinos da galegos. Com a desamortização em 1835, passou a ter várias outras funções; a partir de 1868 passou a ser o seminário maior da arquidiocese compostelana.


►Terminal de passageiros, estação ferroviária de Santiago de Compostela. Aqui me despeço da Espanha, agora com destino a Portugal.

#espanha #arquitetura #catedral

Nestor Freire, engenheiro e cicloviajante

Engenheiro mecânico formado pela FAAP, ciclista e palestrante, o paulistano Nestor Freire nasce em janeiro de 1967. Desde a infância, a bicicleta sempre esteve presente em sua vida. Continua...

® 2020 Giraventura Consultoria