top of page

Santiago de Compostela - A Chegada



►Cá estou, Santiago de Compostela e assim conta a história de Tiago: O apóstolo Tiago, o Jacobo, ou o maior, Santiago, Saint Jacques em francês, Saint James em inglês, em hebraico Yacob (Jacó), após a crucificação de Jesus, pregou o evangelho na Galícia, região que aprendeu logo a amar. De regresso a Jerusalém, foi decapitado pelo Rei Herodes, e seus restos mortais, segundo a lenda, foi levado de volta à Espanha em um barco de pedra, transportado por anjos numa viagem que durou 7 dias e foi enterrado na Galícia. Em princípios do milênio atual, continua a lenda, um camponês chamado Pelayo, guiado por muitas estrelas, encontrou em um grande campo, a sepultura do apóstolo. A notícia correu mundo, lançando uma legião de cristãos a peregrinar até Santiago de Compostela, cidade que se formou na região. A palavra Compostela, provém de campo de estrelas, ainda segundo a lenda.


► Muita emoção ao ver a Catedral a menos de 1 km. Após percorrer 1200 km em 16 dias e ver essa imagem vem a sensação de querer ou não chegar a seu destino final. Nesse momento, minha vontade era pegar um avião e voltar pra Barcelona para recomeçar.


►Uma missa muito especial na Catedral brinda a chegada dos peregrinos


►O botafumeiro é a grande vedete da cerimônia. Acredita-se que o início da sua utilização, data dos séculos XIII e XIV. Poucas pessoas sabem que o gigantesco incensário que balança na nave durante as missas dos peregrinos e outros atos importantes, tem uma origem humilde e prática. Quando a peregrinação a Santiago converteu-se numa verdadeira rota e chegavam milhares de pessoas saturando a catedral, provocava no seu interior um desagradável odor motivado pelo cheiro das roupas dos peregrinos impregnadas de sua transpiração realizada durante a sua caminhada. Este grande incensário tornou-se um símbolo sobre toda a purificação espiritual.


►A fé dos peregrinos chama a atenção. Espalhados por toda a Catedral de Santiago, ajoelhados, de pé ou sentados, fazem da cerimônia um momento único e especial.


►A Catedral de Santiago de Compostela é uma catedral em estilo românico, pertencente à Arquidiocese de mesmo nome. Construída entre os anos de 1075 e 1128, durante a Reconquista Cristã, na época de Cruzadas, está situada no centro histórico da cidade, a qual está localizada no centro da província da Corunha, na Galiza. É um milenar centro de peregrinação cristã da Europa e foi fator determinante para colocar a Espanha dentro dos círculos medievais graças ao chamado Caminho de Santiago, dedicado a Santiago Maior, atual patrono e protetor do Reino da Espanha.

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page