top of page

POR QUE MILHARES DE BIKES SÃO JOGADAS NOS CANAIS DE AMSTERDAM?


Projeto Giraventura passou por em Amsterdam em 2019; aqui em frente à Centraal Station.

e em Amsterdam pela última vez em 2019 para dar continuidade à expedição Extremos do Mundo. Na ocasião, ouvi de um morador que o roubo de bike era permitido quando as bikes estão fora de uso e realmente é possível ver bikes abandonadas por quase toda cidade.


Hoje, cerca de 78% dos habitantes de Amsterdam possuem pelo menos uma bicicleta e costuma-se dizer que as bicicletas superam os moradores da cidade por uma margem significativa. Mesmo que os moradores locais orgulhem-se de suas bicicletas, milhares delas vão para dentro dos canais da cidade todos os anos. Por que?


Estimativas do ano de sugerem que existem aproximadamente 881.000 bicicletas em Amsterdam em comparação com cerca de 851.573 residentes permanentes. Embora essas estatísticas certamente não sejam infalíveis, elas parecem relativamente precisas, considerando o grande número de ciclistas que circulam pela cidade todos os dias.


Embora a notoriamente plana geografia de Amsterdã a torne perfeita para andar de bicicleta, os famosos canais da cidade do século XVII podem causar problemas para os ciclistas. Como existem mais de 100 quilômetros de canais em Amsterdã, os ciclistas nunca estão longe desses feitos icônicos da engenharia e muitas vezes estacionam suas bicicletas muito perto dos canais da cidade.


É surpreendentemente comum ver fileiras de bicicletas desacompanhadas, com correntes travadas em volta de suas rodas, paradas ao longo das margens dos canais de Amsterdã. Enquanto as bicicletas perdidas ocasionalmente caem na água devido ao vento ou outras intempéries, é provável que a grande maioria das bicicletas submersas seja jogada nos canais de propósito.


De acordo com os serviços oficiais de água da cidade - WaterNet, cerca de 15.000 bicicletas são recuperadas dos canais anualmente. É geralmente assumido que o vandalismo está por trás desses números. Outros possíveis culpados incluem ladrões de bicicletas que desejam se livrar rapidamente das evidências e proprietários de bicicletas que simplesmente não se dão ao trabalho de levar suas bicicletas quebradas para o lixão. Lembrando que Amsterdam é uma cidade grande, capital da Holanda e em grandes centros tudo acontece, tráfico de drogas, roubos, prostituição.


O governo local de Amsterdã precisa desenterrar regularmente essas bicicletas descartadas para manter os canais da cidade limpos, seguros e acessíveis. Felizmente, o município tem uma equipe especializada em salvamento em sua folha de pagamento, que regularmente se aventura nos canais armados com uma garra gigante montada em um barco que facilmente arranca bicicletas dos abismos aquáticos escondidos sob Amsterdã.


Assista ao vídeo da limpeza dos canais nesse link: https://www.instagram.com/p/ClBqwYGAh3M/


Texto adaptado de matéria do site Cultura Trip, ano 2017.

1.871 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page