top of page

LEI EMANUELLE - MOVIMENTO BIKE VIVA

Atualizado: 1 de set. de 2022


No final de semana fui convidado para uma visita em Dourados, Mato Grosso do Sul. Despretensiosamente peguei o meu carro, coloquei a bike dentro e segui sentido sul em uma viagem de 230 km. Na rodovia, quando ao ultrapassar um ônibus, vi um slogan que dizia: Bike Viva - por um pedal mais seguro. Tentei ser rápido e anotar algo, mas o máximo que consegui foi tirar uma foto.


Chegando a Dourados, soube de um passeio ciclístico que ocorreria no domingo. Não me lembro da última vez que participei de um, mas me recordei que quando era criança esperava ansiosamente por passeios ciclísticos da primavera promovidos pela Caloi na cidade de São Paulo. Assim, fiquei motivado e resolvi participar do evento.


Fui acompanhado de duas douradenses, Cristina e Thais. Chegando lá, fiquei sabendo que a placa que vira no letreiro do ônibus no dia anterior era a mesma que promovia o evento. A ideia era um passeio curto, escoltado pelos agentes de trânsito e até com carro de paramédicos do Corpo de Bombeiros. Fiquei impressionado com a organização. Haviam feito várias parcerias e copos de água e até protetor solar era fornecido pelos parceiros do evento.


Foi aí que conheci a principal organizadora do evento, Andrea Aleixo. Uma médica carismática que havia perdido a filha de nome Emanuelle e de apenas 20 anos, quando essa pedalava pacificamente pelo trânsito de Campo Grande.

Nestor Freire e a médica Andrea Aleixo

Conversamos, tiramos fotos e tentei conhecer um pouco mais da história dessa mulher, dessa família e sobre Emanuelle.


A morte de Emanuelle Aleixo resultou na criação de uma lei que determina o Dia Estadual de Conscientização e Proteção ao Ciclista. Instituída para todo 10 de março, a data fará alusão ao mesmo dia do falecimento de Emanuelle.


Fica o meu compromisso e do Projeto Giraventura ao apoio de mais essa vítima fatal e que usamos essa força para que eventos como esse não se repitam mais.

124 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Um beijo e minha solidariedade à família de Emanuelle.😪

Like
bottom of page