top of page

NC 500 ESCÓCIA + ISLÂNDIA (O RETORNO) - 2023 - ATO II - 2º QUADRANTE

Atualizado: 9 de nov. de 2022


Acima a Islândia, a segunda fase da experiência de março de 2023; abaixo a roda do herói de Campbell.

"Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já têm a forma do nosso corpo, e esquecer nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É tempo de travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos".


Poema do prof. Fernando Teixeira de Andrade (1946 -2008)


Hoje, entramos no segundo quadrante da nossa jornada e continuamos a girar nossa roda em sentido horário. Usaremos novamente como analogia a minha próxima experiência ciclística a ser realizada em março de 2023 juntamente com a ciclista Thais Gisele em terras escocesas e islandesas.


Nesse momento, cruzaremos o limiar, logo deixamos o mundo platônico das ideias e nos tornamos conscientes dos nossos atos. Entraremos de cabeça nesse desconhecido com um objetivo: transformar-nos em um novo ser. Agora a busca da transformação se faz necessária e a opção do retorno ao modelo de vida anterior torna-se impossível. Sim, é um caminho sem volta!

Na figura acima, a escocesa NC 500.

Nesse momento, os aliados se farão necessários para nos dar força para irmos ao nosso objetivo. E quem são esses aliados? Em Inverness, Escócia, nossos aliados serão o escocês Stuart e apoio de Kev da 42 Cycling. Por fim, já em terras islandesas, o islandês Bjarni Jonasson (autor do prefácio do meu livro "Entre Placas Tectônicas") da cidade de Akureyri, norte da Islândia. Repare que os aliados são personagens que dividirão o conhecimento necessário deles para que nosso objetivo final fique "mais fácil" de ser atingido.


Note que o "tornar mais fácil" depende também da ação dos aliados, testes e inimigos (por que não?). Uma vez que já sabemos quem são nossos aliados, respondo o que são testes? Segundo o site Origem das Palavras, testar vem de TESTUM, “vaso de terra”, esse muitas vezes utilizado para determinar a qualidade de um metal para definir a sua pureza. No nosso caso, testes de equipamentos e simulação de situações que, novamente, torne a expedição ciclística mais harmoniosa - onde poderei experienciar situação similar nesse momento? Assim, faz-se necessário o saco de dormir adequado a fim de suportarmos as baixas temperaturas ou o modelo de bicicleta ideal para o trajeto. E os inimigos? Quem seriam? Cito as condições climáticas, a barreira linguística, entre outros.


Dessa forma, não espere que na jornada da vida você não tenha inimigos - eles SEMPRE existirão. Seu grande feito certamente será como saber lidar com eles.


Chegamos perto do nosso objetivo (concluir a jornada e voltar com mais sabedoria), dando fim ao segundo quadrante desse experiência. Entretanto, a grande batalha da conquista está longe do fim e continuaremos essa busca na semana que vem. O que será que nos espera?


"Onde o amor impera, não há desejo de poder; e onde o poder predomina há falta de amor. Um é a sombra do outro".


Carl Young (1875 - 1961)

29 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

2 Comments


Unknown member
Oct 21, 2022

Nestor, venho acompanhando essa analogia que tu vens fazendo entre essa experiência e a vida real. Realmente incrível e muito didático. Parabéns!

Like
Nestor Freire
Nestor Freire
Nov 09, 2022
Replying to

É para um público selecionado como você (fora dessa poluição de redes sociais), para quem quero falar. Obrigado pelo apoio. Se você for de São Paulo, será meu convidado VIP para o lançamento do meu livro no próximo dia 19 de novembro.

Like
bottom of page