top of page

GIRAVENTURA E A JORNADA DO HERÓI

Atualizado: 9 de nov. de 2022



Você já se perguntou o que é preciso fazer para deixar o mundo ordinário e caminhar a um mundo desconhecido?


Várias perguntas se seguem e talvez a principal seja porque pensar assim, quais seriam as vantagens e desvantagens disso? O que esse troço tem a ver com você ou o que um projeto de viagens de bicicleta pelo mundo tem a ver com mudanças pessoais e de estilo de vida?


Bem, se isso é para você eu já te respondo! SIM, é para você e para todos e, tirando desse sentido simbólico o qual me refiro, pense agora sobre sua vida cotidiana. Você em sociedade, sua rotina, seus afazeres, contas para pagar, etc. Você concorda que a tendência que temos é permanecer nesse mundo automático sem nos dar conta que existe transformações ao nosso redor? Se o mundo é movimento, quando entender que é hora de mudar de postura, de trabalho, de estilo de vida?


Nesse quadro acima da Jornada do Herói do Projeto Giraventura, você pode observar que o primeiro passo para uma mudança, seja lá qual ela for, é sair do mundo comum (1) e girar a roda sentido horário para o chamado (2). Particularmente prefiro chamar a palavra aventura de desconhecido. Pense que tudo o que você desconhece gera medo, insegurança, não é? Dessa forma, naturalmente haverá uma recusa a esse chamado (3), a qual lhe fará repensar métodos e caminhos a serem escolhidos. Logo, para estar mais seguro para continuar seu caminho, certamente procurará pessoas que já passaram por processos similares ao seu - esses serão seus mentores (4). Por exemplo, alguém que já foi dispensado do emprego como você acabou de ser ou alguém que tem um filho pequeno, já que o seu está prestes a nascer.


Desafio vem do latim , de disfidare, onde DIS é significa afastamento e FIDES, fé ou confiança. Então desafio é o afastamento da sua fé, das suas antigas crenças para a entrada em um mundo desconhecido onde você se transformará para melhor.


O Projeto Giraventura me ensinou a ter mais clareza da Jornada do Herói de Campbell e os ensinamentos morais e intelectuais adquiridos em viagem produziram transformações dentro de mim, as quais compartilho com pessoas que se atrevem a repensar sobre suas antigas crenças e seguir novos caminhos.


Nas próximas quatro sextas-feiras farei uma analogia dessa jornada com uma expedição que ocorrerá em fevereiro de 2023 na Islândia e Escócia. Giraremos a roda do herói e colocar os pés nos novos desafios e encarar a vida em uma outra perspectiva.

42 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

2 Comments


Nestor, incrível poder imaginar toda essa vivência atrelada a sua experiência! Cada caminho encarado sobre sua perspectiva é toda essa transformação que o desconhecido pode causar! Parabéns!

Like

Unknown member
Oct 21, 2022

Acompanhando! Abs

Like
bottom of page