Extremos do Mundo - Parte 2


A Terra é uma esfera, os polos seus extremos. Pensando na forma geométrica do nosso planeta, eu me perguntei quais seriam os últimos pontos continentais, meridionais e setentrionais que poderiam ser alcançados via terrestre. Ei-los: Ushuaia, na Argentina e Nordkapp, na Noruega.


Muitos ciclistas de aventura já passaram por cada uma dessas regiões, mas não encontrei relatos de alguém que as tenha percorrido de bike, no mesmo solstício de verão subsequente de cada hemisfério.


O Projeto Giraventura encarou a primeira etapa dessa grande aventura no solstício de verão do hemisfério sul, atingindo o Ushuaia em 31-01-2019, depois de 2.700 km percorridos desde Puerto Montt, Chile.


Dia 5 de julho de 2019, parto ao hemisfério norte, a Nordkapp, Noruega, latitude 71°10'21" para completar a aventura de me tornar, talvez, um dos poucos ciclistas do mundo, a atingir os dois pontos mais extremos da Terra no mesmo verão.


Quer acompanhar a rota em tempo real? https://share.garmin.com/giraventura .


Bem-vindos ao Projeto Extremos do Mundo, parte 2!


Nestor Freire, engenheiro e cicloviajante

Engenheiro mecânico formado pela FAAP, ciclista e palestrante, o paulistano Nestor Freire nasce em janeiro de 1967. Desde a infância, a bicicleta sempre esteve presente em sua vida. Continua...

® 2020 Giraventura Consultoria