top of page

CAMINHO DO SAL - ROTA CICLOTURÍSTICA

Atualizado: 1 de dez. de 2022


Foto gentilmente cedida pela fotógrafa Cris Ghattas que participou do pedal.

Caminho do Sal é uma rota ecoturística que conecta São Bernardo, Santo André e Mogi das Cruzes. São cerca de 50km de muita aventura e belas paisagens em meio à Mata Atlântica.


O percurso, composto principalmente por estradas de terra e cascalho, é indicado para a prática de Mountain Bike (MTB), cicloturismo, caminhadas de longa distância, corrida rústica ou de montanha e cavalgada. Há trechos com diversos graus de dificuldade que atendem do esportista mais experiente ao iniciante.


Com meu parceiro Giramondo Bikeshop, saímos em 11 ciclistas da sede da loja no bairro de Moema em São Paulo e fomos nos aventurar nessa incrível rota cheia de desafios. A rota é dividida em três partes: Trecho do Zanzalá (15km), Trecho dos Carvoeiros (10km) e Trecho do Bento Ponteiro (25km). Estes trechos resgatam a história dos primeiros caminhos do Planalto Paulista originados no período da colonização pela coroa portuguesa, ainda no século XVII. Por ali, tropeiros transportavam sal para abastecimento da região. A rota também foi utilizada para o transporte clandestino de pedras preciosas, o que motivou seu bloqueio, na época, pelo rei.


Baixe a rota que fizemos saindo de São Paulo do bairro de Moema, passando pela Mooca e entrando no ABC Paulista. Clique aqui.

Depois de passar pelo primeiro trecho do caminho, você pode ir até Paranapiacaba e conhecer essa vila na encosta da Serra do Mar.


A volta é de trem e bikes são permitidas durante todo dia aos Domingos e feriados.


137 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page