Belém


Passei uma noite turbulenta. Um vento forte pegava a balsa e sacudia pra todo lado. Acordei às 2h, abri os olhos e reparei em todas as redes balançando como um balé. Um vento e uma forte umidade vindas do rio, obrigaram-me a descer e ao convés e pegar meu saco de dormir. Naquele momento, alguns passageiros já levantados caminhavam em direção à proa para vomitar. Voltei rapidamente à rede e tentei dormir novamente com todo aquele sacolejo. Por sorte, havia evitado jantar justamente para não encarar um enjôo. As ondas permaneceram até a balsa entrar na baía de Belém por volta das 8h. Foram mais duas horas de barco até o porto, onde desembarquei depois de 24 horas de travessia pelo rio Amazonas.

Já no porto, Joena e Marielza, duas ciclistas de Belém me aguardavam em uma caminhonete. O calor era assustador. Assim que as vi, coloquei todo meu equipamento na caçamba da caminhonete e rumamos para um tour de carro por Belém. Paramos o carro na Estação das Docas, local moderno de frente ao rio com muitos restaurantes e bares. Depois rumamos a pé ao Mercado Ver-o-Peso. Lá, encontramos o ciclista de Belém Walber, quem conhecera via Instagram.

Combinamos os horários certos para a partida do dia seguinte e depois de almoçar, pedi para Marielza me deixar de carro na casa de Maiara e Rafael, um simpático casal de ciclistas e paulista que vive há tempos em Belém. Havia os conhecido também pelo Instagram e nosso encontro fora combinado há meses. Passei a restante de tarde e noite com eles. Tomei um bom banho depois de um dia sem e rumamos ao mercado para uma pequena compra para o dia seguinte.

Acabei dormindo tarde, mas finalizei tudo para recomeçar a minha jornada. Tinha o Pará pela frente, era hora de concentração nessa fase da jornada.

Posts recentes

Ver tudo

DF, Goiás, Minas e SP

Muito tempo depois, volto a escrever. Tudo é muito intenso, os encontros são inesperados. Hoje cheguei em Guaiçara e fui recebido por um casal de idosos japoneses. Estou hospedado na casa deles. Todos

Nestor Freire, ciclista e empreendedor

Engenheiro mecânico formado pela FAAP, ciclista e palestrante, o paulistano Nestor Freire nasce em janeiro de 1967. Desde a infância, a bicicleta sempre esteve presente em sua vida. Continua...

® 2020 Giraventura Consultoria