Pedalada Sistema Cantareira / rio Atibainha - Nazaré Paulista



►Quando o homem descobre um novo planeta, a primeira pergunta que se faz é se existe água por lá. Não é para menos, água é a fonte da vida e sua preservação depende só de nós. O Brasil é um país privilegiado com relação à disponibilidade de água, detém 53% do manancial de água doce disponível na América do Sul e possui o maior rio do planeta (rio Amazonas).

Ontem, um dia de muito calor em São Paulo, eu e mais quatro amigos, Francisco, Priscila, Rodrigo e Walter, visitamos juntos uma das fontes de água da nossa querida cidade de São Paulo. Assim, o Projeto Giraventura rumou logo cedo a Nazaré Paulista, onde existe uma represa, Rio Atibainha, que faz parte do sistema Cantareira.


Atualmente, a Região Metropolitana de São Paulo possui oito sistemas de abastecimento d'água: Cantareira, Guarapiranga, Rio Claro, Alto Tietê, Rio Grande, Alto Cotia, Baixo Cotia e Ribeirão da Estiva. O Sistema Cantareira é considerado um dos maiores do mundo, sua área total possui aproximadamente 2.270 km², e abrange 12 municípios, sendo quatro deles no estado de Minas Gerais e oito em São Paulo (Bragança Paulista, Caieiras, Franco da Rocha, Joanópolis, Nazaré Paulista, Mairiporã, Piracaia e Vargem). É composto por cinco bacias hidrográficas e seis reservatórios interligados por túneis artificiais subterrâneos, canais e bombas, que produzem 33 m³/s, o que corresponde a quase metade de toda a água consumida pelos habitantes da Grande São Paulo.

O circuito que fizemos beira a represa de Nazaré Paulista, tem 37 km e 600 m de altimetria acumulada praticamente em uma única subida onde é possível se avistar parte da represa. O terreno é de terra com pedras soltas, achei de dificuldade técnica média. Durante o percurso é possível encontrar moradores da região, se banhar na represa e achar comida e bebida em comércios bem simples como o bar do Taíde, mas muito acolhedores. Aconselho o ponto de chegada para início da pedalada em frente ao bar do lambari na estrada de servidão da Sabesp. (S 23,174539 e L 46,380649). Aproveitem a pedalada e ajudem a preservar os mananciais. Viva a água!




Bibliografia: Parte desse artigo foi extraído de Artigo publicado na seção "Memória" da newsletter "Fique Ligado" - Ano 1 nº01/abril de 2009 e do site Brasil Escola


42 visualizações

Nestor Freire, ciclista e empreendedor

Engenheiro mecânico formado pela FAAP, ciclista e palestrante, o paulistano Nestor Freire nasce em janeiro de 1967. Desde a infância, a bicicleta sempre esteve presente em sua vida. Continua...

® 2020 Giraventura Consultoria