O Filósofo Peregrino
►Terminei um livro sensacional, O Filósofo Peregrino, Marcos Bulcão, Editora Record.
Marcos é um filósofo formado pela USP com uma vocação aventureira. Esse livro conta sua saga pela Via Francigena. Bem menos famosa do que o badalado Caminho de Santiago, a Via Francigena corta quatro países, Inglaterra, França, Suíça e Itália, ao longo dos seus 2000 km. Via de peregrinação que remonta ao século X, também foi parte da ampla e complexa malha viária romana que representava o caminho mais curto entre o mar do Norte e Roma.
Num relato real, com dados históricos, Marcos nos mostra todas as etapas da peregrinação, todas as dificuldades e todo o espírito aventureiro de um grande peregrino. Impossível não se apaixonar pelo seu livro.
Transcrevo abaixo um dos pensamentos descritos logo no começo do livro e convido a todos a refletirem a respeito da vida que realmente desejamos para nós. Obrigado Marcos pela inspiração!
"Criar uma vida que reflete seus valores e satisfaz a sua alma é um fato raro. Numa cultura que promove avareza e excesso como uma vida ideal, uma pessoa feliz desenvolvendo seu próprio trabalho é usualmente considerada excêntrica, se não subversiva. Ambição é apenas entendida como ascensão ao topo de alguma escada imaginária de sucesso (...), como se profissão e salário fossem a única medida do valor humano. (...) Inventar o sentido de sua própria vida não é fácil, mas ainda é permitido, e eu acho que você será mais feliz se se der o trabalho de tentar."
Watterson, Bill (1995) é o autor da tira de jornal Calvin e Hobbes, trecho de SOME THOUGHTS ON THE REAL WORLD BY ONE WHO GLIMPSED IT AND FLED
Comments